domingo, 25 de setembro de 2011

Cuidando da varanda

Amo jardinagem, mas muitas das coisas que amo andam meio deixadas de lado há algum tempo... Minhas plantas se incluem aí. 
Acontece que estão pintando meu prédio, o que me obriga a tirar tudo da varanda e hoje eu resolvi o assunto.
Comecei constatando o caos. Uma mistura de cascas de parede, poeira e folhas secas. Tive que encarar que, minha flor de cera, que já tinha sido a rainha da varanda estava bastante danificada. Fiquei triste em pensar que não cuidei dela. Venho me concentrando apenas nas orquideas enquanto as suculentas, bromélias e flores de maio insistem em sobreviver sem mim. Soltei o longo caule preso a treliça de madeira na parede, descobri que ele saia diretamente o tronco principal e que todos os demais ramos estavam bem secos. Cortei fora todos ou ramos secos e as folhas secas. Encontrei um vaso com pouca terra e muitas folhas mortas. Limpei o vaso, coloquei terra e enrolei o longo caule retirado da treliça em torno das varetas de bambu presas ao vaso que antes traziam apenas galhos secos. Coloquei um pouco de água e passei para as demais plantas. Depois de tirar todo o lixo da varanda e informar a enorme vespa que sua casa teria que sair, passei uma escova nas folhas empoiradas da flor de cera, flores de maio e suculentas, reguei todas elas e vi que elas são sobreviventes de um jardim mal tratado. Elas não ficaram lindas e floridas de uma hora para outra, mas estarão floridas em breve. Agora que receberam o que precisavam, ficarão bem e em breve darão aquilo que possuem de melhor, suas flores.
Se pensar que cada parte da vida pode ser comparada ao meu jardim suspenso, meu casamento, saúde, casa e vida espiritual, posso sentir minha negligência com algumas tarefas indispensáveis.
Como esperar que as flores venham?
Não deixe que o corre corre da vida moderna o impeça de cuidar de seus jardins. E se isso já aconteceu, talvez seja o momento de restaurar o jardim.
As flores certamente virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar este Blog.