quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Beleza que Põe Mesa

Uma das impressões mais desoladoras que tive em meu primeiro curso de web designer foi, ao me apresentar como sócia de meu marido em uma empresa de design, obter como resposta do professor a alegação de que nós designers tínhamos uma visão sonhadora da internet. O que o professor queria dizer com isso era que nosso detalhismo e aficção pela imagem tornavam os sites por nós idealizados completamente inviáveis. Que ao serem acessados pelo cliente (browser) a partir de uma banda lenta, certamente o usuário desistiria deles antes que a página se completasse.



Meu irmão mais velho, conversando comigo na praia, me disse uma vez que os mais bonitos, inteligentes ou talentosos deveriam se privar de expor seus dotes durante todo o tempo para evitar que os outros, menos abençoados, se sentissem desconfortáveis. Quase caí de costas ao ouvir isso de alguém tão criativo e inteligente quanto ele, mas entendi o que ele queria dizer. Ele falava da aparência de superioridade que muitas vezes apresentamos e o quanto isso pode afetar pessoas humildes e tímidas.

Bem, ambas as idéias acima não me convenceram, apesar de partirem de pessoas mais preparadas do que eu. Não sei quanto a você, mas eu gosto do belo e do bom por demais.

Então busquei uma forma de contornar essas idéias sem contudo confrontá-las, pois sabia que, em parte, ambas têm um tanto de razão.

Descobri com isso que é preciso estudo, conhecimento e suor para fazer sites lindos, que sejam leves e que qualquer um possa acessar. Nós fazemos esses sites hoje aqui na DICC. Veja esses: www.mariabonitaestetica.com.br, www.proxytecnologia.com.br. E vimos que uma boa barra de carregamento torna a espera menos maçante e o site www.iross.com.br é uma prova disso.

Também percebi que é preciso se unir aos seus iguais. É perfeitamente possível ajudar e ser amigo de pessoas diferentes de você, mas estar mais próximo de pessoas que se pareçam com você é muito mais confortável e causa menos confusão.("não se unir a um julgo desigual") No entanto, jamais deixo de incentivar aqueles mais tímidos ou inseguros a mostrarem do que são capazes.

Críticas sempre haverão. Eu mesma sou uma crítica contumaz. Isso não pode impedir você de espalhar alguns sparks. E se você for fotofóbico diante dos highligts dos outros, use óculos escuros e escolha um com proteção UV.

A beleza tem posto a mesa, pelo menos em minha empresa e casa. É assim que mantemos nossos clientes satisfeitos, oferecendo do bom e do melhor.
Muitas vezes alguns dizem: Isso não é pra mim. Talvez pela apresentação de nosso trabalho esses imaginem isso, sem nem saber quanto isso pode ser barato, do ponto de vista custo/benefício.

Mas pense um pouco: Quem é você? Não seria você, o ser humano mais importante do planeta, em sua opinião? Não seria sua casa, sua empresa, sua família; a casa, a empresa, a família, mais importante de todas? Quem então, se não você e seu universo particular, merece o melhor?

Costumo dizer a amigos que alegam sofrer de amor por alguém que isso é anti-cristão. Sério, é mesmo! Jesus disse: "Amará ao Senhor teu Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo."

"Como a ti mesmo" quem não se ama, não é capaz de amar ao outro. Pode ser obcecado, apaixonado, paranóico... Chame isso de qualquer outra coisa, não de amor. Por isso, valorize o que você tem de bom, melhore o que acha que não é tão bom, aceite os elogios com alegria sem se encher de orgulho e elogie os outros com sentimento verdadeiro e respeitoso.

Enfeite sua mesa com tudo o que houver de belo ao seu alcance.

Vale a pena conferir.

;-)

Maga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar este Blog.