sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dica de organização para leigos em informática

 O Facebook tem sido um marco na inclusão digital. Pessoas que tinham horror a computadores estão usando diariamente seus PCs para postar fotos, compartilhar trechos de livros que estão lendo ou replicar aos milhares mensagens de terceiros que lhes agrade. Daí que essas pessoas passaram direto por cima do básico da informática e foram para a internet. Elas ficam malucas com fotos desaparecidas em suas máquinas e mais ainda quando um "entendido" tenta ajuda falando informatiquez que elas não entendem patavinas.
Então, para esses amigos que estão passando por este tipo de perrengue vou explicar um pouco como organizar sua máquina. Vou começar com alguns nomes. 
  • File = arquivo = documento, foto, imagem, vídeo ou planilhas que estão em seu PC
  • Folder = diretório = pastas que abrem-se em janelas e exibem os arquivos dentro delas. 
A melhor forma de organizar sua máquina é criando diretórios dentro dos diretórios existentes por padrão e separar os arquivos em grupos. Coloque nomes fáceis em seus diretórios, tipo "Fotos-da-praia".
Feito isso, será possível criar uma árvore de diretórios bem intuitiva e de fácil utilização.
O que é Árvore de Diretórios?
  • É a organização de diretórios a partir de um diretório raiz.
Ex: no diretório raiz do seu Windows (Eca!) ou OS X, existem alguns outros diretórios que também são padrão: Vídeos, Imagens, Músicas e Documentos.

Com a imagem abaixo tudo vai ficar muito claro:
Dentro do seu diretório Imagens você vai criar um novo sub-diretório ou sub-pasta. Para isso click com o botão da direita do mouse, escolha novo e pasta. Adicione um nome a pasta: Filhos, por exemplo. Você pode parar por aí e deixar todas as fotos dos filhos juntas na pasta Filhos, ou pode criar dentro a pasta Filhos uma ou mais pastas com o nome de cada um dos filhos ou com nomes de eventos como: "Aniversário de 45 anos do pequeno John".


Pronto!
Você já sabe o que o espertinho do seu neto está falando que diz: 
_A foto do tio John está no "folder" imagens. Deve ser o "file" 004598.jpg.

Pode responder: 
_É o ARQUIVO 004598.jpg? Ah, então está no DIRETÓRIO Imagens, mas eu organizei as PASTAS. Já sei onde está. E vê se não bagunça minha Árvore de Diretórios, moleque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar este Blog.