sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ensinando a empatia nos anos 70

Quando era criança, minha mãe e minha irmã me ensinavam declamar poesias curtas. A maioria engraçadinhas, mas todas com finalidade moral. 
Esses dias, brincando com o Spark, lembrei de uma delas: 

 "Passarinho chorando"

Debaixo de um arvoredo eu estava descansando 
Quando olhei para cima, vi um passarinho chorando 
_Passarinho, passarinho, o que foi que aconteceu? 
Ele não sabia dizer, bateu as asinhas e morreu 
Mas quando estava morrendo, se lembrou de um tal segredo: 
_Quero ter minha cova debaixo deste arvoredo. 
Olhei para todos os lados e avistei um menino malvado 
Que com uma pedra a vida do passarinho havia tirado

 Era ssim que ensinavam empatia para as criancinhas nos anos 70 Trágico, não? 
Sim, trágico, realista, escrachado e oportuno em uma época em que estilingue era uma arma carregada na cintura de qualquer garoto que quisesse. 

Com esse tipo de intervenção abominada pela psicologia infantil atual eu aprendi a respeitar e amar os animais, os mais velhos, sentir as dificuldades do próximo e tentar ajudar sempre que podia, e principalmente a não querer ser "a menina malvada". 

 Vivemos em uma época em que as armas são maiores mais pesadas e mortais e permitimos que as crianças assistam os filmes e novelas com cenas de morte e vingança, mas não as deixamos saber que seu peixinho dourado morreu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar este Blog.